17/09/2015

Portugal campeão do emprego!

Suspeitei que era ano de eleições quando comecei a ver movimentações no IP8. Ainda fiquei na dúvida se aquilo era mesmo o recomeço das obras ou se era um truque parecido ao que eu costumo usar com os meus gatos. Quando quero que eles venham até mim e eles decidem não vir, coloco granulado numa tigelinha de inox e chocalho.
Tive a certeza que era ano de eleições quando, um mês depois, me deparei com um corte na estrada e consequente desvio. Foi como se eu tivesse espalhado algum granulado no chão e esperado que os meus gatinhos resistentes se aproximassem para comer. No entanto eu nunca lhes daria o conteúdo da tigela, pois a minha intenção era apenas que viessem até mim.
Nestas alturas custa-me ver as notícias, sabem? Basicamente resumem-se a trocas de acusações entre políticos, e nem sequer têm inovado muito nesse campo. Deviam começar a fazer workshops para entender um pouco melhor a essência da arte dramática. Onde ainda conseguem surpreender-me é com as estatísticas que surgem nesta altura. A última deu origem ao seguinte título: 

"Portugal campeão do emprego!"




Ai sim? Onde é que decorreu o campeonato?No estádio do Algarve? Era bom que tivesse sido, sempre lhe davam alguma utilidade. Os Jogos da Fome do emprego!

28 países, cada país representado por um casal, no final, só um consegue emprego! É conseguir emprego ou morrer! Vale tudo: preencher formulários, requerer subsídios, superar depressões, não poder engravidar, trabalhar sem seguro, sem contrato, barricar-se em edifícios, fazer ameaças de bomba, explodir a bomba e até ser contratado a recibos verdes!
É normal que tenhamos ganho, é tudo malta que está habituada a ficar horas na fila de espera do Centro de Emprego, e a não conseguir consulta no Centro de Saúde, a esperar meses por uma operação, a entregar a casa ao banco. Somos do mais resistente que há, temos calo! 

Tantos anos depois dos nossos triunfos enquanto navegadores, voltámos por fim a ser campeões nalguma coisa!

P.S: Não resisti a colocar a taça!

Sem comentários:

Enviar um comentário